A bruxa está solta
Metas priorizadas: Leitura/Escrita e Expressão Oral
Público alvo: 2º ano
Assistir ao filme: O halloweem do ursinho Pooh – interpretação oral e escrita, discutir os valores e ilustrações.
Ornamentação das salas.
Contação de histórias em três momentos diferentes:
* Os Feitiços Do Sapo Nino - Col. Bruxa Risolet
* Bruxa, Bruxa, Venha a Minha Festa - Arden Druce
* Bruxa Onilda vai à Paris –Roser Capdevila, E. Larreula
Definição da palavra BRUXA – livre e com o uso do dicionário.
Listas de histórias com bruxas.
Ditado de poemas, frases e palavras referentes ao assunto.
Poema para completar, ilustrar, interpretar, contar as palavras, rimas...
Acróstico bruxístico.
Grupo de palavras com BR/X.
Leitura de poemas: VASSOURAL de Sylvia Orthof.
Poema enigmático: QUE SUJEIRA! de Sylvia Orthof.
Lista de compras da bruxa observando seu armário.
Receitas bruxísticas.
Cardápio para a festa da bruxa: definição, onde é encontrado esse tipo de texto e criar um cardápio para cada situação.
Leitura de tirinhas da Mônica sobre a bruxa, de Maurício de Souza: interpretação e inferência.
Criar um convite para a festa da bruxa.
Selecionar histórias que tenha a personagem, bruxa, para momento de leitura e reconto oral.
Avaliar e fazer ajustes.
Obs: Todas as atividades referentes ao processo foram retiradas da net com o objetivo de enriquecer o trabalho.
Avaliando:
* Positivo
Conhecer várias e diferentes histórias de bruxas.
Conhecer diferentes portadores de textos.
Conhecer a bruxa - mito fantástico.
Atividades divertidas.
Melhor fluência na leitura.
* Delta (Oportunidades de Melhoramentos)
Ter variedades de livros infantis sobre o assunto.
Explorar mais o assunto.
Assistir outros filmes.
Fazer uma festa com brincadeiras típicas, teatro e danças como nos anos anteriores.
Trabalhar com o tema acima é muito gratificante tanto para o aluno como para o professor. É um tema que mexe com o imaginário da criança. É interessante ver as caras e bocas ao ouvir uma história, ao ler e discutir um poema... a leitura é vista como um momento único, de puro prazer, de encantamento. Ela busca sempre mais fazendo com que as aulas se tornem mais produtivas, principalmente quando há a contextualização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por interagir em meu blog.Volte sempre.