quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Processo: A bruxa está solta

A bruxa está solta


Metas priorizadas: Leitura/Escrita e Expressão Oral

Público alvo:  2º ano

Assistir ao filme: O halloweem do ursinho Pooh – interpretação oral e escrita, discutir os valores e ilustrações.

Ornamentação das salas.

Contação de histórias em três momentos diferentes:

*  Os Feitiços Do Sapo Nino - Col. Bruxa Risolet

*   Bruxa, Bruxa, Venha a Minha Festa - Arden Druce

*   Bruxa Onilda vai à Paris –Roser Capdevila, E. Larreula

Definição da palavra BRUXA – livre e com o uso do dicionário.

Listas de histórias com bruxas.

Ditado de poemas, frases e palavras referentes ao assunto.

Poema para completar, ilustrar, interpretar, contar as palavras, rimas...

Acróstico bruxístico.

Grupo de palavras com BR/X.

Leitura de poemas: VASSOURAL de Sylvia Orthof.

Poema enigmático: QUE SUJEIRA! de Sylvia Orthof.

Lista de compras da bruxa observando seu armário.

Receitas bruxísticas.

Cardápio para a festa da bruxa: definição, onde é encontrado esse tipo de texto e criar um cardápio para cada situação.

Leitura de tirinhas da Mônica sobre a bruxa, de Maurício de Souza: interpretação e inferência.

Criar um convite para a festa da bruxa.

Selecionar histórias que tenha a personagem, bruxa, para momento de leitura e reconto oral.

Avaliar e fazer ajustes.

Obs: Todas as atividades referentes ao processo foram retiradas da net com o objetivo de enriquecer o trabalho.

Avaliando:
 *  Positivo
Conhecer várias e diferentes histórias de bruxas.
Conhecer diferentes portadores de textos.
Conhecer a bruxa - mito fantástico.
Atividades divertidas.
Melhor fluência na leitura.

* Delta (Oportunidades de Melhoramentos)
Ter variedades de livros infantis sobre o assunto.
Explorar mais o assunto.
Assistir outros filmes.
Fazer uma festa com brincadeiras típicas, teatro e danças como nos anos anteriores.

Trabalhar com o tema acima é muito gratificante tanto para o aluno como para o professor. É um tema que mexe com o imaginário da criança. É interessante ver as caras e bocas ao ouvir uma história, ao ler e discutir um poema... a leitura é vista como um momento único, de puro prazer, de encantamento. Ela busca sempre mais fazendo com que as aulas se tornem mais produtivas, principalmente quando há a contextualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por interagir em meu blog.Volte sempre.